Avançar para o conteúdo

O Espaço Vai à Escola: Uma Viagem do Infinitamente Pequeno ao Infinitamente Grande

No âmbito da Semana Mundial do Espaço e da iniciativa “O Espaço Vai à Escola 2025”, promovida pela ESERO Portugal, os alunos das três turmas do 7.º ano participaram numa palestra científica inspiradora, no dia 7 deste mês, dinamizada pelo investigador Pedro Morais Salgueiro Teixeira de Abreu, do LIP – Laboratório de Instrumentação e Partículas.

A atividade foi organizada a convite do Clube Ciência Viva na Escola, em articulação com as disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais, e teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pelas grandes questões da ciência e do Universo.

Durante os 45 minutos da sessão, os alunos foram conduzidos por uma viagem entre dois extremos da realidade: O infinitamente pequeno, onde se estudam as partículas elementares que constituem toda a matéria e o infinitamente grande, que nos leva às fronteiras do conhecimento sobre o Universo.

A palestra explicou como sabemos do que somos feitos à escala mais microscópica possível e abordou as questões ainda em aberto sobre a origem e a estrutura do cosmos. Adaptada às idades dos participantes, a sessão promoveu a curiosidade científica, o pensamento crítico e o gosto pela descoberta.

A escola agradece ao investigador Pedro Abreu, pela colaboração e pelo contributo para a promoção da literacia científica entre os nossos alunos.